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Projeto de Liderança!

09 de maio de 2018

Bruno Oliveira Campos, Bruno Souza Milke e Evelyn Klein são adolescentes como outros quaisquer: têm sonhos, são esforçados e gostam de sair com os amigos. Mas, não teriam oportunidade de dar um passo além nos estudos não fosse a iniciativa de outros adolescentes, também como outros quaisquer, entre eles Giovanna Lino e Andre Abudi.

Esses dois últimos estudam na escola St. James’ International School e são líderes no projeto Leadership, que concedeu aos três primeiros adolescentes, que até o 9º ano do ensino fundamental estudavam em escolas públicas de Londrina, três bolsas integrais do primeiro ao terceiro ano do ensino médio.

Faz pouco mais de três anos que a equipe pedagógica do colégio tem incentivado os alunos a tomar iniciativas de liderança. Um projeto inspirado em universidades e colégios dos Estados Unidos que escolhe alunos pela meritocracia: aqueles que sejam bons exemplos, tanto na parte acadêmica, com boas notas, mas também os que dão bom exemplo no comportamento e nas atitudes.

Entre as atividades, uma iniciativa brotou das reuniões. “Os alunos disseram que queriam ter mais convívio com estudantes que estivessem em uma situação maior de vulnerabilidade e que eles também tivesse acesso ao ensino bilíngue”, conta Márcia Kobayashi, diretora geral da escola. Ela percebeu nos estudantes uma vontade de compartilhar o que têm. E bancou a ideia.

A partir daí, os alunos organizaram tudo: pesquisaram modelos de bolsas, ligaram para escolas públicas – algumas não abriram espaço para o projeto deles – e, por fim, organizaram uma seleção para escolher três bolsistas. Mais de 60 adolescentes se inscreveram e realizaram provas de redação, português e matemática, além de entrevistas com os futuros colegas, uma dinâmica de grupo e, por fim, uma conversa com a própria diretora.

Bruno Oliveira Campos, Bruno Souza Milke e Evelyn Klein foram os escolhidos. E desde o início do ano estudam de graça, o que farão até o terceirão, no St. James. Por mês, eles teriam de pagar, enquanto estão no primeiro ano do ensino médio, uma mensalidade em torno de R$ 2,4 mil, incluindo material e uniformes. Jamais teriam essa chance, não fosse a iniciativa dos colegas.

Muitos colegas desencorajaram-nos, dizendo que ia ser mais difícil ou que não seriam bem acolhidos. “Fiquei animada com a oportunidade. E a recepção foi muito boa”, diz Evelyn. “Eu também fiquei animado e fui com a intenção de passar (risos). Há uma diferença enorme de conteúdo, uma carga pesada de estudo, mas no terceiro dia os colegas já nos chamaram para sair”, conta Bruno Souza. “Não é mais difícil ou mais fácil. São provas mais puxadas, temos que estudar. Mas, é o aluno que tem a mentalidade que o faz querer ser grande, ser alguém na vida”, ressalta Bruno Oliveira.

A ideia era aproximar duas realidades. “O projeto era para envolver a escola pública”, diz Giovanna. E oferecer aos estudantes selecionados as oportunidades que eles mesmos tiveram. “Pensamos em dar acesso aos alunos esforçados a um ensino melhor para estarem mais preparados”, complementa André, que aguarda o início da aulas de administração na Pensilvania, nos EUA.

Agora, os alunos aguardam ansiosamente o primeiro boletim, para ver se as aulas no contraturno estão ajudando-os a superar as dificuldades na diferença de conteúdo. E, se tudo der certo, a escola avalia abrir um novo processo de bolsas nesse mesmo formato, tudo organizado pelos alunos, para outros estudantes ingressarem no ano que vem.

Por Fábio Luporini

Fonte: http://portalduo.com/protagonismo-alunos-de-escola-particular-oferecem-bolsas-aos-de-escola-publica/

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